![]() |
Ninguém merece, né néné?! |
É, ainda bem que na fala não é assim, mas na escrita não tem como escapar, autores, datas, fontes de tudo e mais um pouco devem estar relatados fielmente em seu trabalho escrito. Seja que tipo de trabalho for, se é escrito é preciso respeitar as normas, e agradeça todas essas regrinhas a Associação Brasileira de Normas Técnicas, porque se você acha que seus pais lhe impõe regras eu lhe apresento a Sra. Tenho regra pra tudo, nossa querida ABNT.
Mas como tudo nessa vida tem seu lado positivo, todas essas regras fazem com que os trabalhos escritos sejam muito organizados e padronizados, o que facilita bastante a compreensão, então nada de reclamação MÃO NA OBRA...
![]() |
Homem trabalhando |
Vamos começar com as CITAÇÕES, segundo a ABNT (2001, p.1), citação é a "menção no texto de uma informação extraída de outra fonte"que são divididas em:
diretas, indiretas e citação de citação.
Citações diretas
São aquelas em que você transcreve utilizando as próprias palavras do autor. É preciso usar "aspas", citar o sobrenome do autor (data, n° página).
Citações Indiretas
São aquelas que você reproduz a ideia do autor usando suas próprias palavras. Esse tipo não necessita de aspas, porém, deve conter o (NOME DO AUTOR, DATA) após a citação.
Citação de Citação
Nesse momentos é feita a citação de alguém que já foi citado em outra obra. É a menção de um documento que você tomou conhecimento por citação em um outro trabalho. É assim, você coloca o nome do autor original e entre parêntese (apud SOBRENOME do autor que você retirou a citação, data, n° da página).
Apud significa citado por.
Nesse site pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul têm as várias regras para citações passo a passo, vale a pena conferir!!
http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/citacoes.html
Próxima postagem vamos falar sobre REFERÊNCIA, afinal não existem citações que se prezem que não apareçam em uma organizada referência. Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário