domingo, 26 de dezembro de 2010

Coisa feia é PLÁGIAR!!! :(

    Em nosso dia a dia é super normal representar a fala de outra pessoa, cantar músicas de vários cantores e até assumir uma ideia de outra pessoa que não seja a sua. Com certeza você já deve ter percebido alguém falando aquela frase que o personagem da novela costumava dizer, e já pensou todas as vezes que a gente falasse a frase de outra pessoa tivesse que complementar com -- AUTOR TAL, DATA NUM SEI QUE DIA!! Nada vê, né?!


Ninguém merece, né néné?!

     É, ainda bem que na fala não é assim, mas na escrita não tem como escapar, autores, datas, fontes de tudo e mais um pouco devem estar relatados fielmente em seu trabalho escrito. Seja que tipo de trabalho for, se é escrito é preciso respeitar as normas, e agradeça todas essas regrinhas a Associação Brasileira de Normas Técnicas, porque se você acha que seus pais lhe impõe regras eu lhe apresento a Sra. Tenho regra pra tudo, nossa querida ABNT.
    Mas como tudo nessa vida tem seu lado positivo, todas essas regras fazem com que os trabalhos escritos sejam muito organizados e padronizados, o que facilita bastante a compreensão, então nada de reclamação MÃO NA OBRA...


Homem trabalhando
 
   Vamos começar com as CITAÇÕES, segundo a ABNT (2001, p.1), citação é a "menção no texto de uma informação extraída de outra fonte"que são divididas em:
diretas, indiretas e citação de citação.

Citações diretas
São aquelas em que você transcreve utilizando as próprias palavras do autor. É preciso usar "aspas", citar o sobrenome do autor (data, n° página).

Citações Indiretas
São aquelas que você reproduz a ideia do autor usando suas próprias palavras. Esse tipo não necessita de aspas, porém, deve conter o (NOME DO AUTOR, DATA) após a citação.

Citação de Citação
Nesse momentos é feita a citação de alguém que já foi citado em outra obra. É a menção de um documento que você tomou conhecimento por citação em um outro trabalho. É assim, você coloca o nome do autor original e entre parêntese (apud SOBRENOME do autor que você retirou a citação, data, n° da página).
Apud significa citado por.

    Nesse site pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul têm as várias regras para citações passo a passo, vale a pena conferir!!

http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/citacoes.html

   Próxima postagem vamos falar sobre REFERÊNCIA, afinal não existem citações que se prezem que não apareçam em uma organizada referência. Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário